Blog
Metamorfose
Metamorfose
O que você precisa saber antes de começar a fazer terapia?
Por Anna de Leão
Geralmente, quando vamos atrás de terapia é porque estamos com algum problema. Não é a maioria das pessoas que toma esta decisão porque quer se conhecer melhor ou crescer como pessoa. Isto até costuma acontecer, mas quando já se passou por vários processos terapêuticos e se toma gosto pela coisa, podemos dizer assim.
Neste momento, percebemos como todo o processo de autoconhecimento é vital para o nosso bem-estar, desde lidar melhor com nós mesmos, como com as outras pessoas e situações da vida. Antes disso, é realmente a necessidade de resolver alguma coisa que nos atormenta.
É como acontece, rotineiramente, com a espiritualidade. Infelizmente, muitos de nós não estamos interessados em se espiritualizar, expandir a consciência e evoluir como seres humanos. Mas recorremos a religiões ou caminhos espirituais quando a coisa aperta.
É como um antigo namorado me falou uma vez: “Eu não estou neste caminho espiritual para resolver problemas, como a maioria das pessoas, eu estou nele porque quero me iluminar”. E, sinceramente, também não sei o quanto de ego estava contido nesta frase, pois esta também é uma possibilidade traiçoeira do nosso querido e adulado ego.
Com tudo isso que falo, podemos ver que a coisa não é tão fácil assim. Sim, porque se você não se conhecer de fato, se não quiser realmente se modificar, as coisas vão continuar na mesma e o problema não será resolvido.
Então o ponto principal é este: para a sua terapia dar certo, você precisa estar disposto a ir fundo dentro de você mesmo. Por melhor que seja seu terapeuta, se você não estiver disposto a olhar para a sua sombra, para as suas capas egóicas e tudo aquilo que não quer enxergar, você não se modificará e os problemas permanecerão os mesmos.
Isso é um ponto muito importante, porque claro que estar nas mãos de um profissional competente é meio caminho andado, mas nós não fazemos mágica. Então, precisamos do seu comprometimento. E o primeiro deles é esta disposição de trabalhar as coisas que você não quer enxergar em si mesmo, que muitas vezes vão doer de serem trazidas à luz, mas que, no final, serão libertadoras e o farão crescer e resolver, de fato, o seu problema.
É muito tentador colocar a culpa de nossas mazelas nas outras pessoas e situações. Elas até podem ter sua parcela de “culpa”, mas assumirmos a responsabilidade sobre as nossas ações e emoções é engrandecedor para a nossa alma, pois o como nos sentimos e o porquê sentimos daquela maneira faz toda a diferença.
Levar você pelo caminho que o fará compreender tudo isto é função nossa, mas você precisa permitir. Então pense bem antes de iniciar um processo terapêutico para não desperdiçar seu tempo e dinheiro. Nós, terapeutas, queremos ajudá-lo, mas você também precisa querer. Então crie coragem, esteja disposto a vencer desafios e a se superar. Encare como uma aventura, como uma montanha-russa, pois, eu prometo, será recompensador.
Quanto mais disposto estiver de encarar os demônios internos de frente, mais rápido terá resultados positivos. A partir da primeira tomada de consciência, do primeiro contato com as artimanhas do ego, você começará a despertar. Haverá resistência, muitas vezes, mas você precisa estar firme no seu propósito. Logo, um portal será aberto, você poderá ficar estarrecido e até surpreso, mas a vontade de seguir em frente o impulsionará, pois você perceberá que está no caminho certo e que ele é enriquecedor.